terça-feira, 23 de abril de 2024

ACM Neto acredita que anúncio da ativação da fase 2 possa ocorrer esta semana

Foto: Max Haack/Secom PMS

Da Redação

O prefeito ACM Neto (DEM) afirmou hoje que acredita que os cinco dias com taxa de ocupação dos leitos de UTI em 70% ou menos devem ser completados nesta semana.

Com isso, ele pode anunciar a ativação da fase 2 da retomada das atividades econômicas, que inclui academias, salões de beleza, bares e restaurantes e centros culturais. No entanto, reiterou que, caso a taxa se estabilize dentro do período necessário, a ativação, de fato, só ocorrerá na semana que vem.

“No próximo domingo, como é Dia dos Pais, sabemos que há um risco de as pessoas buscarem bares e restaurantes para celebrar a data, no caso de fase 2 ser reativada. Por isso, se completarmos os cinco dias com a taxa em 70% ou menos ainda esta semana, a ativação da fase 2 ocorrerá na semana que vem”.

Durante a entrega do Complexo Viário Félix Mendonça, que integra o sistema BRT, na AV. ACM, o prefeito ainda apresentou os protocolos específicos para a retomada de atividades dos estabelecimentos contemplados na próxima fase. Os protocolos serão disponibilizados em edição extra do Diário Oficial do Município.

Entre algumas regras comum aos estabelecimentos está a restrição ao acesso de pessoas, uso obrigatório de máscara por parte dos clientes, demarcação de espaços para garantir distanciamento e horários definidos para funcionamento.

Academias e salões, por exemplo, só poderão receber seus clientes com hora marcada. Estabelecimentos desse tipo que funcionam em shoppings estarão autorizados a funcionar, desde que sigam os protocolos específicos somado também aos protocolos determinados para os centros comerciais. Academias de condomínio também poderão voltar a funcionar.

Lanchonetes poderão funcionar de segunda a domingo, das 7h às 18h, enquanto bares e restaurantes, também de segunda a domingo, mas das 12h às 23h. Com isso, as praças de alimentação dos shoppings poderão ser reabertas, mas limitando a 50% de sua capacidade total.

Já centros culturais, museus e galerias de arte poderão funcionar de segunda a sábado das 10h às 16h e domingo sem restrição de horário. Visitas terão que ser previamente agendadas, inclusive para espaços com entrada gratuita.

“Nossa avaliação da fase 1 é que, seguindo os protocolos, estamos conseguindo manter as taxas sob controle, sem pressão nas unidades de saúde. Precisamos da compreensão de todos, clientes e donos desses estabelecimentos, para que continuemos seguindo esses protocolos que permitam o retorno seguro de nossas atividades”, afirmou o prefeito, acrescentando que, em caso de descumprimento das regras, os estabelecimentos serão interditados.

05 de agosto de 2020, 12:03

Compartilhe: