quinta-feira, 25 de abril de 2024

Temer cogita dar Itamaraty “turbinado” para Serra

O senador José Serra (PSDB-SP) recebeu oferta para ocupar o Ministério das Relações Exteriores “turbinado” em um eventual governo Michel Temer, de acordo com publicação do Blog do Camarotti.

Conforme o desenho imaginado pelo vice-presidente Temer, a parte de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento seria incorporada ao Itamaraty. O senador já conversou sobre o assunto com o ex-ministro Moreira Franco, atual braço direito de Temer na montagem do ministério. Para tucanos, Serra demonstrou simpatia pela proposta.

O senador estava cotado para a Fazenda – o que perdeu força depois de Temer ter concentrado as preferências no ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles – e para ministérios da área social, especialmente a Educação. Mas, em conversas reservadas, Serra resistia a voltar a ocupar umas das pastas sociais – ele foi ministro da Saúde no governo Fernando Henrique Cardoso – por julgar que o orçamento desses ministérios será muito limitado a ponto de permitir um trabalho com visibilidade em pouco mais de dois anos.

Pelo novo organograma pensado por Temer, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior seria extinto, e as atribuições da parte de indústria e comércio da pasta seriam agregadas ao Ministério do Planejamento, que deve ser comandado pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR) em um eventual governo Temer.

28 de abril de 2016, 19:45

Compartilhe: