quinta-feira, 25 de abril de 2024

STF autoriza abertura de novo inquérito contra Aécio Neves

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF, Marco Aurélio Mello, autorizou nesta quinta-feira (22) a abertura de um novo inquérito contra o senador afastado Aécio Neves, por suposta prática de lavagem de dinheiro. A nova investigação foi aberta a pedido do procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, com base na delação da JBS.

O inquérito irá apurar se Aécio tentou ocultar a origem do valor de R$ 2 milhões que ele recebeu do empresário Joesley Batista. De acordo com Janot, a quantia foi um pagamento de propina para que o senador atuasse de maneira a beneficiar a JBS.

Com o novo inquérito, Aécio passa a responder por nove investigações no STF, das quais cinco foram abertas com base na delação da Odebrecht, duas a partir da delação de Delcídio do Amaral e outras duas com base no acordo da JBS.

Além da abertura da investigação, o ministro determinou também o desmembramento da ação que envolve a irmã, o primo e um ex-assessor de Aécio. Os processos que envolvem Andrea Neves, Frederico Pacheco e Mendherson Souza Lima serão enviados para a primeira instância da Justiça Federal em São Paulo.

22 de junho de 2017, 20:02

Compartilhe: