sábado, 20 de abril de 2024

Rosa o ano inteiro – por Dr. José Amandio

Infelizmente, há a previsão de cerca de 55.000 novos casos de câncer de mama em 2015. Trata-se do segundo tipo de câncer mais freqüente entre as mulheres.

O câncer de mama não é uma doença única e não há apenas um tipo. São vários os subtipos histológicos e imunohistoquimicos, assim como suas causas. Existem fatores genéticos, ambientais, nutricionais, comportamentais envolvidos. E por isso é tão difícil prevenir. Por isso tantas fichas são “jogadas” na detecção precoce.

O câncer mamário detectado na fase inicial tem uma chance de cura superior a 95%, decrescendo a medida que o estágio do câncer for avançando. Por isso a importância tão grande dessas ações iniciadas na década de 80 nos EUA conhecida como OUTUBRO ROSA. Feliz e elegantemente, essas ações tem sido popularizadas em todo o mundo.

Detecção precoce, além de permitir uma grande chance de cura, permite atualmente tratamentos mais conservadores. Dependendo do tipo, tamanho, localização do tumor, pode ser realizadas resseccoes menores e mais conservadoras ( tumorectomias ou quadrantectomias) em muitos caso. Além disso, os avanços de técnicas cirúrgicas, permite reconstruções mamarias.

Adote o “rosa” para sua vida. Examine-se, conheça seu corpo, procure o médico regularmente e faça os exames necessários. Adote hábitos saudáveis. Faça exercícios. Se fuma, interrompa o tabagismo. Essas medidas, além de melhorar sua qualidade de vida, poderão salvá-la.

Dr. José Amandio é formado em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialista em cirurgia plástica. Ele é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Santa Izabel e escreve quinzenalmente a coluna de saúde do Toda Bahia. E-mail: clinicajamandio@gmail.com

01 de novembro de 2015, 07:20

Compartilhe: