quarta-feira, 24 de abril de 2024

Religião para quê? – por Davi Lemos

As tragédias recentes em Mariana (MG) e em Paris provocam dúvidas sobre a necessidade da religião e da realidade de um Deus. Se Deus existe, por que inocentes foram assassinados na França e tantos brasileiros sofrem com a catástrofe ambiental no Rio Doce?

E para que serve a religião senão para criar monstros que não pensam? É o que pode-se dizer quando alguns ditos “fiéis” matam os “infiéis”.

A canção “Imagine” de John Lennon, que voltou à baila por conta da tragédia francesa, sugere: “Imagine there´s no heaven (…) no hell below us (…) and no religion too”. Imaginar um mundo sem céu ou inferno abaixo de nós e sem religião como condição para a paz. Mas será isso mesmo?

É possível livrarmo-nos da religião ou da religiosidade como quem deixa de usar uma camisa velha? Seria a religiosidade um mero adereço ou algo que é próprio do ser humano? É inequivocamente a irreligião ou o materialismo a via para alcançarmos essa paz?

O século XX, pródigo em regimes materialistas, mostrou-nos que a ausência de religião não implicou o surgimento de paz e justiça para todos – estima-se, por exemplo, que houve 100 milhões de mortos pelos regimes comunistas ateus.

Nem o Iluminismo francês que estabeleceu a razão como princípio último e isolado para julgamentos fugiu à regra. Em nome da razão, quantos foram mortos? Milhares foram guilhotinados em praça pública.

Neste texto de estreia, sugiro uma reflexão: é normal ao ser humano, considerado em sua integralidade, perguntar-se sobre sua origem e seu destino não meramente corporal?

Seguiremos nestas discussões sobre a religião, questionando se ela é acessória ou inerente à condição humana. Advogo que seja inerente, mas há formas distintas – saudáveis e doentes – de lidar com esta experiência.

Davi Lemos é jornalista e repórter de política do jornal A Tarde. Trabalhou na Tribuna da Bahia, no Correio da Bahia e cobriu as eleições de 2010 pelo Portal Terra. Foi assessor da Comissão de Cultura da CNBB. Ele escreve quinzenalmente sobre Religião no Toda Bahia. E-mail: davi_lemos@hotmail.com

20 de novembro de 2015, 00:00

Compartilhe: