sábado, 20 de abril de 2024

Programa de TV do PSDB racha o partido mas é uma boa notícia

Por Albérico Gomez

Debate

O programa eleitoral do PSDB exibido no último dia 17/08, quarta-feira, em que diz que o partido errou, já colheu frutos: causou polêmica, afinal esses programas ocupam o horário político de 10 minutos antes do JN uma vez por ano, mas têm pouca repercussão. Os comerciais de 30 segundos espalhados em horário nobre têm mais eficiência.

Racha

Mas o programa em que o “PSDB errou” dividiu os tucanos, ou seja, implodiu o eterno muro em que vivia o partido. De um lado, o presidente do partido, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), FHC, Alckmin e Doria e a ala mais jovem do partido. Do outro lado, os ministros de Temer, Imbassahy, Bruno Araújo e Aloysio Nunes e, lógico, Aécio.

Reação

O programa foi feito pela turma de marketing de Tasso e FHC deu o molho, dizendo que o PSDB deveria defender um presidencialismo de coalizão e não o presidencialismo de cooptação, um petardo em Temer. Temer, segundo o JN de ontem (19/08), começou a reação para trazer Aécio que está enrolado com Joesley tanto quanto ele para o controle do partido novamente.

PSDB Errou

Arejou

O fato é que o programa do PSDB deu uma arejada no debate e, bem ou mal, fez uma “mea culpa” contra o fisiologismo raiz da corrupção que até agora nenhum partido ainda fez. O PT, por exemplo, insiste numa espécie de ficção raivosa derrotada pelos fatos. E o programa de Tasso e FHC agradou até setores da esquerda. Serviu para tirar a política um pouco do noticiário policial e trazer de volta ao noticiário político.⁠⁠⁠⁠

20 de agosto de 2017, 13:03

Compartilhe: