sexta-feira, 19 de abril de 2024

PF decide investigar FHC por envio de dinheiro à ex-amante no exterior

A Polícia Federal decidiu abrir investigação para averiguar o envio de recursos de Fernando Henrique Cardoso para a ex-amante Mirian Dutra no exterior. Na semana passada, ela declarou que recebeu US$ 3.000 mensais, entre 2002 e 2006, para complementar sua renda na Espanha, onde vivia com o filho, Tomás.

Para isso, assinou contrato fictício com a Brasif, empresa que controlava free shops em aeroportos no Brasil. A jornalista afirma que o documento era uma ficção e que ela jamais trabalhou para a empresa. A papelada serviria para disfarçar o envio da mesada.

Mirian e o ex-presidente tiveram relacionamento extraconjugal por seis anos. FHC reconheceu a paternidade de Tomás Dutra em 2009. Em 2011, dois exames de DNA revelaram que FHC não é o pai biológico de Tomás.

Fernando Henrique, no entanto, seguiu pagando os estudos dele e o presenteou com um apartamento de 200 mil euros em Barcelona. Depois de um estudo preliminar, a PF verificou que crimes possam ter sido cometidos na transferência de dinheiro a ela. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que análises do tipo são comuns na área técnica do ministério sempre que denúncias são publicadas pela imprensa.

26 de fevereiro de 2016, 19:00

Compartilhe: