sexta-feira, 19 de abril de 2024

Parabéns, Toninho Andrade! – por Pacheco Maia

A grande satisfação do jornalismo é conhecer gente e ouvir suas histórias. Como já passei pelos diversos setores da atividade jornalística, tive contato com os mais diversos tipos: artistas, jogadores de futebol, operários, políticos, bandidos, malandros, policiais e empresários. Com esse último grupo, por exemplo, convivi bastante durante os anos em que trabalhei na saudosa Gazeta Mercantil.

Não poderia ser diferente. Afinal esse jornal era voltado para a economia e os negócios. Por sinal, foi nele onde me inteirei sobre o mercado imobiliário. Na Gazeta, conheci Antonio Andrade Jr. Na ocasião, sua empresa, a construtora Andrade Mendonça, erguia o Salvador Shopping para o Grupo JCPM.

O empreendimento chamava a atenção não só pelo porte e efeitos na economia de Salvador, mas pelas inovações de sustentabilidade e a construção limpa e pouco impactante do empreendimento numa zona nervosa da cidade. Não poderia ser diferente. A Andrade Mendonça tem a tradição de aplicar a tecnologia com qualidade em suas realizações.

Depois veio a quase que imperceptível expansão do Salvador Shopping, a construção do Salvador Shopping Norte e a parceria com a Cyrela que resultou na criação da Cyrela Andrade Mendonça. Essa incorporadora em poucos anos lançou e construiu milhares de unidades e foi protagonista do maior case de marketing e vendas da época, com o lançamento do Le Parc. A empresa é a detentora do maior número de premiações da história do Prêmio Ademi Bahia.

A façanha de Toninho não se restringiria a obras imobiliárias, comerciais e industriais, como a da fábrica da Kimberly-Clark em Camaçari, construída em tempo recorde e bastante elogiada pelos contratantes. O seu apurado tino empresarial não deixou passar despercebida a janela de oportunidades que se abria com a Copa do Mundo.

A Andrade Mendonça escreveu seu nome na história de um dos maiores eventos esportivos do planeta, construindo a Arena Castelão, onde foram disputadas partidas da Copa de 2014. O estádio entregue pronto antes do prazo não estourou o orçamento. Lá em Fortaleza, no Ceará, a construtora baiana também ergueu o maior centro de convenções do país.

Relatei aqui apenas algumas das realizações recentes da Andrade Mendonça, uma empresa que no ano que vem completará 40 anos de fundada pelo pai de Toninho, o empresário Antonio Andrade. A comemoração de hoje, no entanto, é para os 50 anos de vida de Antonio Andrade Jr., que assumiu a construtora aos 22 anos, apôs a morte do pai num trágico acidente de carro em 1988.

Ficaram para sempre registrados na minha mente dois episódios a mim contados por Toninho. Primeiro o que lhe teria sido dito por um diretor da empresa, quando ele começou a trabalhar na construtora após entrar na universidade: “Rapaz, seu pai é rico. Vá curtir a vida. Não venha perder seu tempo aqui”.

Toninho não deu bola à recomendação e continuou trabalhando com o pai, que faleceria alguns anos depois. “Se tivesse ouvido aquele babaca não teria tido capacidade de assumir e tocar a empresa”, me disse ele, que faz sempre questão de lembrar do verdadeiro conselho que lhe deu o empresário João Carlos Paes Mendonça, quando ele se encontrava naquele difícil momento depois da perda do pai:

“Me disseram que você não gosta de engolir sapo, pois agora você vai ter que engolir uma lagoa inteira de sapos. Além do mais, a partir de hoje, você está 10 anos mais velho. Acaba de perder uma parcela de sua juventude”.

Antes de serem desestimuladoras, as palavras do amigo da família lhe foram didáticas e tiveram sobre ele um efeito encorajador. Toninho encarou de frente o desafio e vem tocando há 28 anos com sucesso a empresa fundada por seu pai. Nesse período, não tem faltado disposição a ele para enfrentar as adversidades e superá-las com determinação e criatividade. Parabéns, Toninho Andrade!

Pacheco Maia é jornalista, vencedor do Prêmio Banco do Brasil de Jornalismo 2001 e escreve sobre mercado imobiliário desde 1998, quando iniciou na Gazeta Mercantil, onde atuou como correspondente até 2009. Ele escreve sobre Mercado Imobiliário às sextas-feiras no Toda Bahia. E-mail: pacheco.maia@todabahia.com.br

17 de junho de 2016, 17:00

Compartilhe: