quinta-feira, 28 de março de 2024

O silicone atrapalha a amamentação? – por Dr. José Amandio

Não, o silicone não atrapalha a amamentação. Essa é uma pergunta frequente no consultório e tem a ver com o medo que as mulheres têm de que ao colocarem prótese de silicone não possam, no futuro, amamentar corretamente seus filhos.

O que gera essa dúvida nas mulheres é que, na maioria das vezes, elas não sabem realmente o local em que a prótese fica localizada após o implante. Existem dois possíveis locais para o implante de silicone: por trás do músculo peitoral (prótese submuscular) e por trás da glândula mamária (subglândular). Cada pessoa possui uma estrutura diferente da outra, e a escolha do implante depende disso para aumentar as chances de se obter um seio bonito, natural e firme. A escolha cabe ao cirurgião , que irá avaliar o caso de cada paciente.

Porém, independente disso afirmo que não existe possibilidade de acontecer interferência na amamentação, já que a prótese fica localizada abaixo do tecido mamário, local responsável por produzir o leite materno. A prótese apenas empurra o tecido mamário para frente. Para isso, entretanto, é preciso que a prótese tenha um tamanho adequado para o corpo da mulher, pois se ela for em tamanho exagerado, pode sim trazer problemas. Um volume muito exagerado de silicone pode causar uma pequena atrofia no tecido mamário.

Portanto, o desejo de ter seios muito grandes pode ser prejudicial para a amamentação, podendo comprimir a mama e afetar a circulação.

Para evitar qualquer tipo de risco, antes de realizar a cirurgia é importante uma boa avaliação com o cirurgião plástico, para definir a técnica mais adequada para cada caso.

Dr. José Amandio é formado em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialista em cirurgia plástica. Ele é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Santa Izabel e escreve quinzenalmente a coluna de saúde do Toda Bahia. E-mail: clinicajamandio@gmail.com

13 de dezembro de 2015, 00:00

Compartilhe: