sexta-feira, 29 de março de 2024

Metralhadora cervejeira – por Ernesto Falcón

Passada a festa momesca e começando definitivamente 2016, Salvador e o seu gestor comemoram a entrada do ano soltando foguetes. Após o acordão de exclusividade durante o carnaval, entre a prefeitura e o grupo Brasil Kirin, apenas a cerveja Schin pôde ser comercializada em todo circuito da cidade. Do ponto de vista econômico, o modelo de parceria firmado pela prefeitura foi um sucesso. Desagradou apenas meia duzia de ambulantes que conseguiu alguns minutos de mídia duvidosa.

Nos sete dias de evento, a Sucom apreendeu mais de 126 mil unidades de cerveja de marcas concorrentes onde seriam comercializadas nos circuitos do Carnaval. A insatisfação dos ambulantes e dos foliões reuniu o desejo da comercialização de rótulos da poderosa Ambev e do Grupo Petrópolis. Há quem diga que a grande insatisfeita desse negócio milionário foi a Ambev, que inclusive, teria patrocinado o movimento contra a prefeitura durante os holofotes de todo país na capital soteropolitana.

Amigos, amigos, negócios a parte. O fato é que nenhuma dessas cervejarias, em tempo algum na Bahia, estiveram preocupadas com a preservação e disseminação da cultura do nosso estado. Nenhuma delas, em tempo algum, investiram ou doaram recursos em projetos que fortalecem a nossa cultura, nem mesmo por lei de incentivo. Intitulo “projeto”, sem contabilizar patrocínio de ensaios de pagode e axé music durante o verão. Vale lembrar que somos campeões de vendas no norte nordeste. Imagine duas milhões de pessoas numa festa em busca de uma latinha gelada? A disputa pelo milionário contrato carnavalesco serve apenas como uma grande ação de marketing para as gigantes e evidentemente encher os cofres do grupo.

Nessa quebra de braço capitalista; ganhou a cidade de Salvador com um dote de 25 milhões; o grupo Brasil Kirim com um lote de vendas assustador e o prefeito, ACM Neto, que fez um excelente negócio e de quebra bombou nas redes sociais com a dança da metralhadora.

Ernesto Falcón é jornalista e escreve aos sábados sobre cervejas artesanais no Toda Bahia. E-mail: ernesto.falcon@todabahia.com.br

05 de março de 2016, 10:00

Compartilhe: