quinta-feira, 18 de abril de 2024

Mercado cervejeiro na contramão da crise – por Ernesto Falcón

O jogo de empurra que acontece em Brasília corre na contramão dos estrategistas comerciais nas cervejarias de grande, médio e pequeno porte no País. Inovação, essa é a palavra-mestra que rege a imaginação dos empreendedores do setor e deslumbra comprovadamente um cenário positivo em tempos difíceis.

Quem gosta e acompanha o desdobramento do mercado cervejeiro no país, percebe que nos últimos anos o setor cresceu de vento em popa. Seja no volume de produtores, investimentos em insumos e em máquinas, abertura de novas beer stores e principalmente conquistas na nova legislação.

Prova disso é que uma das maiores gigantes, a Ambev apresentou nos últimos dias um crescimento positivo no terceiro trimestre desse ano. O volume comercializado no país chegou a 27 milhões de hectolitros, alta de 1,0% na comparação com igual período do ano passado, impulsionada pelo clima mais quente e pelo foco da companhia em suas plataformas comerciais.

AMBEV

A fórmula do sucesso em tempos difíceis foi dado de fato do investimento na inovação. Além da aquisição de rótulos de renome nacional, a companhia busca atender cada vez mais diferentes perfis de consumidores e ocasiões de consumo. Outra aposta é no segmento da cerveja premium, liderado por marcas como Stella Artois, Budweiser, Original e Corona, que apresentou crescimento de dois dígitos entre julho e setembro, chegando a 9% do volume total de cerveja comercializado pela Ambev no País.

O resultado é que apenas nas operações da Ambev no Brasil, o EBITDA ajustado da companhia apresentou um crescimento orgânico de 9,8% no terceiro trimestre deste ano ante igual período de 2014, chegando a R$ 2,9 bilhões. A receita líquida no País totalizou R$ 5,8 bilhões, um aumento de 10,5% na mesma base de comparação.

O volume total de vendas da Ambev no Brasil alcançou 27 milhões de hectolitros no terceiro trimestre, o que representa alta de 1,0% na comparação com o terceiro trimestre de 2014. Um brinde ao otimismo do setor.

Ernesto Falcón é jornalista e escreve sobre cervejas especiais aos sábados no Toda Bahia. E-mail: ernesto.falcon@todabahia.com.br

31 de outubro de 2015, 10:00

Compartilhe: