quinta-feira, 25 de abril de 2024

Mercado cervejeiro continua mostrando força – por Ernesto Falcón

O mercado cervejeiro em São Paulo ganhou um “presente de grego”: o aumento de 2% na alíquota do ICMS. É que na noite de quarta-feira (18) foi aprovado na Assembleia Legislativa o projeto de lei encaminhado pelo governador Geraldo Alckmin que aumenta o ICMS (Imposto sobre circulação de Mercadorias e Serviços) sobre a cerveja e o cigarro. No caso da cerveja, a alíquota do imposto passou de 18% para 20%. As mudanças valerão a partir de 1º de janeiro de 2016.

Ao mesmo tempo, a Devassa anunciou o cancelamento do patrocínio aos desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro em 2016. A cerveja, que apoiou o Carnaval nas duas cidades nos últimos seis anos, diz que “por questões estratégicas, decidiu diversificar sua comunicação em outros tipos de eventos e ativações junto aos consumidores”.

Na contramão desse mercado gigante, as artesanais continuam mostrando força. O Memorial da America Latina, também na grande São Paulo, recebe neste final de semana dois eventos gastronômicos simultaneamente: o Festival de Cerveja Artesanal e o 1º Festival do Sanduíche.

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Os lanches do segundo vão do tradicional Hot Dog e Hamburguer, ao famoso Burrito Mexicano, o delicioso sanduíche árabe conhecido como Kebab ou Shawarma, a irresistível da Arepa (sanduíche latino com base em milho), sanduíches feitos com pão de queijo, o tradicional sanduíche de pernil. Entre um lanche e outro, dá pra experimentar oito tipos diferentes de cerveja. Os amantes do malte poderão apreciar e beber várias marcas.

E pra não dizer que não falamos em lançamento, a AMBEV continua querendo liderar o páreo nas inovações, dessa vez com a Skol Beats Spirit. A bebida vem para compor o portfólio Beats junto com as já consagradas Skol Beats, Skol Beats Extreme e Skol Beats Senses que apostam em líquidos com muito sabor e embalagens com atitude e modernidade especialmente para o segmento noite.

Com teor alcoólico de 7,9%, a Spirit é uma mistura inusitada de sabor e pode ser consumida com gelo. Veremos se o investimento segmentado dessa vez cai no gosto do povão. Um brinde aos acontecimentos do mercado cervejeiro!

Ernesto Falcón é jornalista e escreve sobre cervejas especiais aos sábados no Toda Bahia. E-mail: ernesto.falcon@todabahia.com.br

21 de novembro de 2015, 10:00

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