quinta-feira, 25 de abril de 2024

Luz, Skidmore – por Gustavo Falcón

Na época mais negra da ditadura a Universidade perseguida não conseguia fazer pesquisa séria nem produzir intelectualmente. Nós éramos obrigados a buscar meios alternativos para nos manter informados e assegurar a chama do pensamento crítico, indispensável para quem além de comer, raciocina.

Pois bem, nesse mundo de trevas muita luz vinha de fora, especialmente da pátria do imperialismo. Essa semana, uma dessas mentes brilhantes se apagou. Thomas Skidmore morreu octagenário nos Estados Unidos deixando um grande vazio na historiografia contemporânea sobre a formação social dos países latinos.

“De Getúlio a Castelo” e “De Castelo a Tancredo” são dois clássicos indispensáveis ainda hoje para uma compreensão desses dois momentos históricos recentes da evolução democrática brasileira.

Baseado em dados, farta bibliografia, documentação inédita e grande capacidade de articulação dos acontecimentos, clareiam de forma exemplar aspectos fundamentais da vida social brasileira sem as boçais interpretações metidas a originais dos que buscam mais o sucesso do que a trabalhosa reconstituição da realidade, sempre sujeita, é claro, a discussão.

Em 1991, tive o prazer de conhecer pessoalmente o brazialianissta e viajar com ele e o amigo Júlio Braga, antropólogo e babalorixá, pelo recôncavo. Aí pude constatar que os grandes são mesmo simples e fáceis de conviver e de leitor admirado passei à condição de fã do homem que tanto me ajudou a romper o cerco da ignorância sobre nós mesmos produzido pelo regime autoritário.

Alguns babacas ligaram a figura de Skidmore aos militares. No reino da mediocridade e da intriga que é a esquerda brasileira, só eles, comunas, podem beber vinho de R$ 4 mil a garrafa com a burguesia, de preferência, às escondidas. Quando não, com o dinheiro roubado do povo.

Luz, Skidmore, nesse novo mundo onde você já habita. Devo um pouco a você a ousadia de querer pensar por mim mesmo.

Gustavo Falcón é jornalista, escritor, doutor em História Social pela UFBA e consultor de Programas de Governo. Ele escreve sobre Política às segundas-feiras no Toda Bahia. E-mail: gustavo.falcon@todabahia.com.br

13 de junho de 2016, 10:00

Compartilhe: