quinta-feira, 25 de abril de 2024

Lipoaspiração x Lipoescultura – por Dr. José Amandio

É muito frequente perguntarem se nós – cirurgiões plásticos – fazemos lipoescultura. A lipoescultura é um termo não técnico, um conceito popular ou leigo. Esse termo foi utilizado e popularizado com a intenção de passar a ideia de arte e modelagem do corpo pelo cirurgião, normalmente utilizando técnicas cirúrgicas bem estabelecidas como a lipoaspiração, retirada de gordura localizada através da sucção e a lipoenxertia (ou enxertia de gordura em algumas regiões do corpo).

A lipoaspiração é um dos procedimentos mais realizados na cirurgia plástica. Esse procedimento consiste na retirada de gordura localizada, seja na região abdominal, ou nas coxas, culotes, glúteos, braços, pernas, costas, dentre outras regiões, através de uma sistema de aspiração (sucção) utilizando cânulas de calibres variados, introduzidas no tecido por meio de pequenas incisões. Pode ser realizado com uma seringa ou um sistema de pressão negativa como vácuo ou lipoaspirador, associado ao ultrasson, vibração (vibrolipo) ou ao LASER (laserlipólise).

A lipoenxertia é o procedimento em que utilizamos parte da gordura viável retirada e aplicamos em regiões que haja uma deficiência (como depressões ou quando queremos aumentar o volume como nos glúteos). Alguns cuidados especiais devem ser tomada para retirada da gordura que se deseja aproveitar e o preparo dessa gordura antes de aplicá-la na região que se deseja.

Em resumo, quando se referem ao termo “lipoescultura”, o objetivo é promover uma melhor definição dos contornos e formas através da retirada de gordura (lipoaspiração) onde apresenta-se em excesso, podendo ser utilizada (lipoenxertia) onde deseja-se aumento.

Dr. José Amandio é formado em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialista em cirurgia plástica. Ele é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Santa Izabel e escreve quinzenalmente a coluna de saúde do Toda Bahia. E-mail: clinicajamandio@gmail.com

24 de abril de 2016, 07:40

Compartilhe: