quinta-feira, 28 de março de 2024

Lipo “Light” – por Dr. José Amandio

Quando o termo “light” foi criado ou sugerido para a cirurgia de lipoaspiração, quis transmitir a ideia de um procedimento “menor”. Não existe esse termo técnico na cirurgia. Lipoaspiração é um procedimento cirúrgico e como tal deverá ser realizado em ambiente apropriado e com as condições que o procedimento exige.

Quanto ao porte, podemos classificar como uma lipoaspiração pequena, média ou grande. Isso dependerá do volume ou da área aspirada. Exemplo: uma paciente longilínea poderá fazer uma lipo em diversas regiões do corpo, contudo com uma retirada total de pequeno volume e será considerada um procedimento grande pela extensão traumatizada, assim como podemos retirar uma grande quantidade de gordura em área localizada, como volumes maiores que 1500 cc em apenas um culote.

Porém quando é proposto retirada de grandes volumes ou grandes áreas sob anestesia local com o pretexto de tratar-se de um procedimento light fique atento. Não é incomum relatos de procedimento extensos utilizando grandes volumes de anestésicos locais, em ambientes que não são salas de cirurgia, sem monitorização ou acompanhamento de anestesiologista. Já estão bem estabelecidos os limites seguros do volume de anestésicos que podem ser utilizados e os parâmetros de segurança que devem ser seguidos. Fugir disso pode implicar em riscos desnecessários.

Já ouvi relatos de pacientes que, para não se submeter a uma anestesia (bloqueio ou venosa), preferiu submeter-se a um procedimento considerado light, ambulatorialmente, em uma extensa área do corpo. Provavelmente com um grau de segurança inferior ao que poderia ter tido se realizasse o procedimento sob bloqueio ou anestesia venosa em uma ambiente cirúrgico.

Não estou informando que lipoaspiração não pode ser realizada sob anestesia local. Pequenas áreas (região submentoniana, face interna de joelhos, pequenas lipodistrofias localizadas) podem ser tratadas com segurança e conforto sob anestesia local. Me refiro a procedimentos extensos oferecidos como um procedimento light. Converse com um especialista. No site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica você saberá se o profissional que está procurando é cirurgião plástico credenciado pela SBCP.

Dr. José Amandio é formado em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialista em cirurgia plástica. Ele é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Santa Izabel e escreve quinzenalmente a coluna de saúde do Toda Bahia. E-mail: clinicajamandio@gmail.com

08 de maio de 2016, 07:00

Compartilhe: