terça-feira, 23 de abril de 2024

Gravação mostra ministro da Transparência criticando a Lava Jato

A Rede Globo exibiu neste domingo (29) no Fantástico novos trechos de conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado. Desta vez, em uma reunião na casa do presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB, com a participação do atual ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, quando ele ainda era conselheiro do Conselho Nacional de Justiça.

Segundo Sérgio Machado, na conversa houve troca de reclamações sobre a Justiça e a Lava Jato. Na gravação, Fabiano Silveira faz críticas à condução da Lava Jato pela Procuradoria e dá conselhos a investigados na operação.

Neste mês, ele assumiu o Ministério da Transparência, responsável pela fiscalização, controle e ações do governo para combate à corrupção. O ministério foi criado pelo presidente em exercício Michel Temer (PMDB) no lugar da antiga Controladoria-Geral da União.

A qualidade do áudio é ruim, há várias pessoas na sala, mas é possível identificar as vozes de Machado, de Renan Calheiros, de Fabiano e de Bruno Mendes. A TV Globo pediu ao professor da Unicamp e perito Ricardo Molina que também analisasse a gravação. Ele disse que, “acima de qualquer dúvida razoável”, a voz é de Fabiano Silveira.

Conversas – Mais à frente, Fabiano chega a fazer críticas à condução da investigação pela Procuradoria. Diz que Janot e os procuradores estão perdidos.

Sérgio Machado: Diz que o… Janot não sabe nada. O Janot só faz… (inaudível) Cada processo tem um procurador.
Fabiano Silveira: Eles estão perdidos nesta questão.
Sérgio Machado: A última informação que vocês têm, não tem nada, não apuraram nada até hoje, é isso?
Fabiano Silveira: Não.
Voz não identificada: É a última informação, né? (inaudível). Eles, desde o início, Sérgio, eles estão jogando verde para colher maduro. O cara fala: ‘Eu não conheço o Renan’… (inaudível).
Fabiano Silveira: Eles foram lá buscar o limão e saiu uma limonada.

Em outra conversa, no dia 11 de março, sem a presença de Fabiano, Renan e Sérgio Machado comentam a atuação do atual ministro da Transparência, que teria ido falar com o procurador Rodrigo Janot depois da reunião que tiveram no dia 24 de fevereiro.

O Fantástico apurou que Fabiano procurou diversas vezes integrantes da força tarefa da Lava Jato para tentar informações de inquéritos contra Renan, e saía de lá com evasivas, que eram comemoradas por Renan. Renan disse que alguém na procuradoria nada tinha achado contra ele e que tinha classificado o presidente do Senado de “gênio”.

A defesa do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado disse que não pode se manifestar por causa do sigilo da delação premiada. O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB, não respondeu aos nossos contatos. O presidente em exercício, Michel Temer, e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, não quiseram comentar.

30 de maio de 2016, 08:30

Compartilhe: