quinta-feira, 18 de abril de 2024

Falha em plano terrorista livrou Barcelona de ataque maior com explosivos

Foto: Jaume Sellart/EFE

Da Redação

Segundo matéria publicada na noite desta sexta-feira (18) pelo El País, o grupo terrorista que na quinta-feira (17) causou a morte de 14 pessoas em Barcelona e Cambrils (Tarragona) preparava havia meses um grande atentado com artefatos explosivos. Seus planos se frustraram pela explosão fortuita de botijões de gás butano em uma casa de Alcanar (Tarragona) que usavam para planejar os atentados, segundo a investigação. A célula – integrada por uma dúzia de pessoas, na maioria, jovens – mudou então de planos de forma precipitada e cometeu o atropelamento em massa em La Rambla, que deixou 13 mortos e 88 feridos. Mais tarde, tentou outro ataque em Cambrils, onde uma mulher foi apunhalada e faleceu nesta sexta-feira. Cinco terroristas foram abatidos ali.A polícia catalã buscava nesta quinta-feira Younes Abouyaaqoub, 22 anos, e vizinho de Ripoll, como suspeito de conduzir o furgão.

“A explosão de Alcanar fez com que já não contassem com o material necessário para preparar atentados de maior alcance em Barcelona”, explicou nesta sexta-feira o delegado-chefe dos Mossos d’Esquadra (polícia regional catalã), Josep Lluís Trapero, sobre um episódio-chave na investigação.

Às 23h17 da quarta-feira, véspera do atentado, houve uma explosão em uma casa de Alcanar com uma vintena de botijões de gás butano e propano. A edificação ruiu, houve um morto e sete feridos. Os Mossos trabalham na zona e nesta sexta-feira acharam traços de TATP, um explosivo utilizado de modo habitual pelo Estado Islâmico. Também localizaram uma centena de botijões de gás butano.

Trapero declarou nesta sexta-feira que a intenção do grupo ia além de causar o pânico com um atropelamento em massa: buscavam um massacre com bombas. “Provavelmente estavam procurando outro tipo de atentado”, resumiu. Mas o revés com os botijões de butano os levou a improvisar e a agir “de modo mais rudimentar”.

19 de agosto de 2017, 10:02

Compartilhe: