terça-feira, 16 de abril de 2024

Exorcizando o baixo astral – por Pacheco Maia

“E o fim do mês vem outra vez”, canta Raul Seixas depois de relatar a insuportável rotina mensal de pagamentos feita pelo cidadão comum na canção “É fim do mês”. E como tem sido angustiante a chegada deste momento nestes críticos dias sob a presidência de Dilma Rousseff.

Me perdoe, caro leitor, mas Dona Dilma merecerá sempre um cascudo desta coluna por tudo que prometeu e não cumpriu. Melhor mesmo que venha o impeachment dela e se dê uma chance de a esperança ressurgir neste desiludido país. Que a vontade popular se manifeste nas ruas no próximo dia 16 e ecoe no Congresso Nacional, STF, TCU etc…

Porque, minha gente, o baixo astral está brabo. A indústria da construção, por exemplo, nunca esteve tão desesperançada. O índice de confiança do setor, calculado pela Fundação Getúlio Vargas, só despenca. Chegou ao menor nível da série iniciada em 2010. Alcançou 70,2 pontos.

Esse patamar está muito abaixo dos 100 pontos que separam a avaliação positiva da negativa. Para 60% das 663 empresas consultadas, a carteira de contratos está abaixo do normal. A expectativa negativa não foi diferente na Sondagem Indústria da Construção, feita pela Confederação Nacional das Indústrias.

Pelo jeito, não tem prazo para esse inverno econômico, causado pelas barbeiragens governamentais, chegar ao fim. Neste ano, já está certo que vai engolir a primavera e o verão. PAC empacado, cortes no Minha Casa Minha Vida, juros em alta, crédito escasso, inflação estourando e desemprego. Nada de alvissareiro no horizonte. Aliás, há sim! A punição ao estelionato eleitoral pela via constitucional do impeachment.

Êta artiguinho proselitista, hein, ômi…Peraí, meu irmão! Eu também sou filho de Deus e, pior, brasileiro. Por isso, diante de tantas vicissitudes não abro mão de meu direito de expressão. Impeachment nela!!! No dia 16 de agosto, todo o mundo na rua.

Chega de castigo! Está na hora de reconstruir o Brasil. Que a Lava Jato faça a limpeza indispensável ao renascimento desta nação que um dia sonhou ser grande e ser um exemplo de paz e felicidade mundial. Basta de pesadelo. Eu quero voltar a sonhar. E você?

Pacheco Maia é jornalista, vencedor do Prêmio Banco do Brasil de Jornalismo 2001 e escreve sobre mercado imobiliário desde 1998, quando iniciou na Gazeta Mercantil, onde atuou como correspondente até 2009. Ele escreve sobre Mercado Imobiliário às sextas-feiras no Toda Bahia. E-mail: pacheco.maia@todabahia.com.br

# IMPORTANTE: O site de notícias Toda Bahia não concorda, necessariamente, com as ideias e opiniões expressas nos textos de seus colunistas ou nos Artigos da Semana.

31 de julho de 2015, 12:50

Compartilhe: