quinta-feira, 28 de março de 2024

Ex-funcionário do BNDES pode ter favorecido negócios bilionários da JBS

Foto: Reprodução / TV Globo

De acordo com matéria veiculada neste domingo (21), pelo Fantástico, o ex-chefe do Departamento de Mercado de Capitais do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), José Cláudio Rego Aranha, pode ter favorecido negócios bilionários da JBS. O ex-funcionário, aposentado em 2009, era responsável por autorizar a liberação de recursos para empresas ligadas ao banco.

Segundo a reportagem, Aranha, que é dono de uma vinícola na Paraíba do Sul, Rio de Janeiro, desempenhava também a função de conselheiro de Administração da JBS. “Depois que eu entrei no conselho, eu fiquei 30 ou 40 dias e pedi demissão”, disse Aranha à reportagem do Fantástico.

O Fantástico apresentou como indícios da ligação de Aranha com a empresa o registro do diário oficial de 4 de março de 2008, que aponta que o ex-diretor deveria estar em uma missão internacional na Alemanha pelo BNDES, e a ata de uma reunião da JBS, que aponta a presença de José Cláudio neste mesmo dia.

Questionado pela equipe do programa global, Aranha disse: “Está [a reportagem] achando documentos que até eu desconheço. Eu estava na Alemanha para projetos específicos para o BNDES, que depois não foi implantado. O que você está dizendo não é meu problema. Estou dizendo o que eu fiz”.

22 de maio de 2017, 09:45

Compartilhe: