terça-feira, 23 de abril de 2024

Curso de formação prepara oficiais da PM para atuarem como educadores em EaD

Foto: Fotos: Liviane Barbosa - Ascom / IAT

Cerca de mil policiais militares serão contemplados com ações de formação, que resultam da parceria entre o Instituto Anísio Teixeira (IAT) e a Polícia Militar da Bahia. O Curso de Formação de Autores e Mediadores em Educação a Distância será destinado aos oficiais que integram as equipes de Tecnologia da Informação e de Formadores da corporação, com o objetivo de estruturar o núcleo de EaD da PM para a produção, uso e disseminação de mídias e tecnologias educacionais como recurso didático para formação e atualização de oficiais. Além da formação, que teve início nesta sexta-feira (18/08) e segue até o dia 25/08, a parceria entre IAT e Polícia Militar prevê, também, o uso da estrutura tecnológica utilizada pelo IAT para formação de professores, a exemplo da rede de videoconferência.

Para o comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão, essa parceria com o IAT é um marco. “Eu ouço, há muito tempo que a Corporação deveria fazer a educação a distância acontecer e hoje a gente materializa, iniciando esta formação, em parceria com o IAT. O conhecimento tem que chegar na ponta e essa é a nossa grande dificuldade, já que a Corporação é composta por 32 mil homens espalhados por toda a Bahia. A tecnologia de educação a distância que o IAT dispõe, vai nos ajudar bastante”, explicou o comandante, lembrando que policiais mais bem qualificados fortalecem a segurança pública.

“Quando democratizamos o conhecimento e usamos a tecnologia para fazer com que a informação e o conhecimento sejam universalizados, nós não estamos fazendo mais do que entregar ao cidadão aquilo que é seu por direito”, destacou o diretor-geral do IAT, Desiderio Melo, durante a abertura do curso. “Nesse momento em que celebramos esse termo de cooperação técnica, eu tenho a certeza de que não é só a polícia Militar da Bahia, mas toda a sociedade que ganha com isso, já que a educação é o caminho para a emancipação do homem, e não um espaço de privilégios”, completou Desiderio.

19 de agosto de 2017, 01:34

Compartilhe: