quinta-feira, 25 de abril de 2024

Cervejaria de primeira – por Ernesto Falcón

Campos do Jordão, a cidade mais europeia do Brasil, leva a fama também de mais tranquila, romântica, cercada de atrativos naturais, casario europeu, com diversas opções de lazer e uma culinária de fazer inveja. Na época de inverno, serve de refúgio para casais apaixonados e curiosos que nunca presenciaram o frio europeu. O cenário do clima não só enaltece as belas paisagens, como também chama a atenção dos turistas para outro diferencial típico da região: as cervejarias.

Além da famosa Baden Baden, que já não representa um mercado artesanal, o cantinho mágico acolhe uma cervejaria de alta categoria, a “Cerveja Campos do Jordão”. Localizada no centro de Capivari, presa tanto no atendimento quanto nos produtos, e garante o melhor da fabricação da bebida.

O primeiro lançamento foi a cerveja Sonne, clara, refrescante e que já de início conquistou os clientes. A então, mais favorecida no gosto do nordestino que lá visitam, é a Campos Lager, com graduação alcoólica média de 5% ABV. Apesar de ser uma Lager, a cerveja apresenta um sabor de alto requinte, com uma espuma de média densidade e com amargor moderado.

Destaco ainda duas cervejas bem diferenciadas: a Avelã, uma Ale avermelhada, com alto teor alcoólico de 7% ABV e aroma de nozes e avelã; e a cerveja de Pinhão, do estilo Belgian Dubbel, do tipo Ale, apresenta uma coloração acobreada, possui um alto teor alcoólico de 7% ABV, produzida com maltes altamente selecionados e é detentora de um amargor moderadamente forte.

E pra fechar com chave de ouro, apresento uma lager encorpada, a Dunkel. De cor marrom escuro avermelhado e levemente turva por não ser filtrada, possui um ABV médio de 5,5%. Harmonizam muito bem com sabores fortes e carnes vermelhas como a de javali.

A proposta da cervejaria Campos do Jordão, que reverencia o verdadeiro mercado das artesanais, consiste em oferecer excelência na fabricação de bebidas, desde a sua embalagem até a escolha dos seus insumos, mantendo e aperfeiçoando a qualidade de seus produtos para satisfazer e fidelizar os seus consumidores. Um brinde ao luxo, requinte e sofisticação da verdadeira cervejaria artesanal Campos do Jordão.

Ernesto Falcón é jornalista e escreve aos sábados sobre cervejas artesanais no Toda Bahia. E-mail: ernesto.falcon@todabahia.com.br

19 de março de 2016, 10:00

Compartilhe: