sexta-feira, 29 de março de 2024

Cerveja engorda? – por Ernesto Falcón

A pergunta que segue perpassa por gerações e divide opiniões em todo o mundo. Cientistas da área e especialistas do setor explicam que a cerveja, como qualquer outro alimento, tem calorias, seja no álcool, nos açúcares e carboidratos. A grande questão do produto para os apaixonados está na quantidade. Beber muita cerveja com certeza vai engordar.

Porém, consumida com moderação e responsabilidade,  a velha cervejinha do final de semana não será a vilã do peso e nem a inimiga da balança. O perigo constante do consumo demasiado da cerveja vem acompanhado dos famosos petiscos. Na lista de cada cultura aparecem itens variados que podem alimentar a farra do cervejeiro ou por outro lado elevar o organismo com altos índices de calorias.

Nós baianos, somos detentores de petiscos que batem recorde principalmente em gorduras. Da feijoada a moqueca, sem falar no famoso acarajé. Daí passamos para o amendoim, a batata frita, os salgadinhos e os embutidos, ricos em calorias e, obviamente, contribuem para o ganho de peso.

Recentemente na Europa, foi realizado um estudo feito por equipes de cinco centros de pesquisa dinamarquês e publicado numa importante revista americana, onde revelou que a bebida aumenta, sim, a circunferência do abdômen quando se bebe mais de cinco copos de cerveja todos os dias da semana. No entanto, uma delas revela que mulheres que consomem bebidas alcoólicas engordam menos.

No cenário da crise brasileira, a Ambev aposta em um produto diferenciado, a Skol Ultra. A proposta é atender um público preocupado com uma vida equilibrada e ativa – e que nem por isso quer deixar de beber cerveja. A jogada de marketing para o produto segue a linha de que a bebida é produzida através de um processo inovador. É a primeira cerveja lager puro malte leve do Brasil. Uma cerveja refrescante, produzida a partir de maltes e lúpulos selecionados.

Inovador ou não, o produto foi duramente criticado por quem entende de cerveja e muito mal avaliado pelo maior site do setor no país. Prefiro acreditar nos ditos da minha avó, sábia e, que reproduzia o seguinte dizer; tudo demais faz mal. Um brinde ao consumo moderado.

Ernesto Falcón é jornalista e escreve sobre cervejas especiais aos sábados no Toda Bahia. E-mail: ernesto.falcon@todabahia.com.br

07 de novembro de 2015, 10:00

Compartilhe: