sexta-feira, 29 de março de 2024

Células-tronco e cirurgia plástica – por Dr. José Amandio

Atualmente, uma das áreas da medicina mais promissoras é a aplicação terapêutica das células-tronco. Os estudos dessas células para tratamento de diversas patologias, como as doenças degenerativas, têm permitido grande avanço no conhecimento na medicina regenerativa e oncologia, dentre outras áreas.

A descoberta da presença de células-tronco em tecidos adultos, além das células embrionárias, com capacidade pluripotencial abriu um leque imenso de pesquisas, despertando o interesse em diversos campos.

De maneira simples, podemos dizer que as células-tronco “são células primitivas, com capacidade de se dividir por longos períodos sem se diferenciar. Associada a essa característica de autorrenovação, têm grande potencial de diferenciação em diversos tipos celulares. Em função de sua origem, classificam-se em dois grandes grupos: embrionárias e somáticas” (Surg Cosmet Dermatol 2012;4(2):159-63. 160 Monteiro MR).

Os estudos e tratamentos com as células-tronco embrionárias, reguladas no Brasil pela Lei de Biossegurança são alvos de diversos questionamentos nos âmbitos bioético, jurídico e moral. Fato que não ocorre ou ocorre em outra escala com as células-tronco adultas. Pesquisas em todo o mundo surgem a todo o momento apresentando excelentes perspectivas de suas utilizações.

Na Cirurgia Plástica não seria diferente. Possibilidade de correção de deformidades adquiridas e congênitas, regeneração tecidual (pele, cartilagens, nervos, ossos, glândulas e órgãos), tratamento de cicatrizes e queimaduras, estrias, manchas, preenchimentos faciais e mamários, entre outras infinitas possibilidades.

À medida que esses estudos se multiplicam, maiores e mais frequentes serão a utilização da terapia celular com células-tronco. É importante que todas as especialidades estejam envolvidas e atentas a uma das áreas mais promissora desse século. Fiquem atentos. Vocês ainda ouvirão muito sobre este tema.

Dr. José Amandio é formado em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialista em cirurgia plástica. Ele é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Santa Izabel e escreve quinzenalmente a coluna de saúde do Toda Bahia. E-mail: clinicajamandio@gmail.com

04 de setembro de 2016, 12:00

Compartilhe: