sábado, 20 de abril de 2024

Caso Raupp abre porta para o STF julgar doação legal como propina

Da redação do Toda Bahia

A chapa esquentou
WhatsApp Image 2017-03-10 at 10.07.55

A força-tarefa da Operação Lava Jato obteve uma vitória estratégica na última terça-feira (7) no Supremo Tribunal Federal. A segunda turma da corte, responsável pelos casos ligados à investigação, decidiu transformar em réu o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) (foto) com base na acusação, feita pela Procuradoria-geral da República, de que ele teria recebido propina de uma construtora por meio de uma doação legal para sua campanha em 2010. O caso era esperado com ansiedade em Brasília porque pode ser um precedente para uma enxurrada de novas denúncias contra políticos no âmbito da Lava Jato. Com a aceitação da acusação formal contra Raupp, o STF joga por terra a esperança de blindagem dos que se defendiam das afirmações dos delatores do esquema mostrando registros de doações de campanha legais, já aprovadas pela Justiça Eleitoral.

Precedente
Coube ao advogado de Raupp, Daniel Gerber, mencionar explicitamente a expectativa em torno do caso, tratado como um marco na Lava Jato: “Estamos diante de um caso que irá gerar jurisprudência não só para a Lava Jato, mas para todos os casos futuros”. O defensor seguiu atacando a afirmação da procuradoria de que houve troca de favores relacionados à doação recebida pelo senador. “Mesmo que Raupp tenha se encontrado com Fernando Baiano [Fernando Soares, lobista ligado ao PMDB e delator], ainda que Maria Cleia [assessora do senador] tenha telefonado, isso prova que houve solicitação de campanha em troca de favor escuso?”, questionou Gerber.

Crise imobiliária

imobiliario

Foto do Toda Bahia

De acordo com a Veja, as condições gerais do mercado imobiliário encerraram o ano passado com a menor média histórica da série do Radar Abrainc-Fipe. Com nota de 2,4 na escala entre 0 (menos favorável) a 10 (mais favorável), o recuo foi de 0,9 ponto, no comparativo com dezembro de 2015, e um recuo de 3,8 pontos, face à pontuação de dezembro de 2014. O péssimo resultado faz sentido, após o golpe sofrido no PIB (-3,6%). Com efeito, 3 dos 12 indicadores para estimular a atividade no setor encontravam-se no nível mais baixo: emprego, massa salarial e preço dos imóveis.

Melhor do mundo
neymar
A espetacular atuação de Neymar diante do Paris Saint-Germain, eleita por ele a melhor de sua carreira, fez crescer uma discussão na Europa: o brasileiro já está pronto para acabar com o duopólio de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo e conquistar a Bola de Ouro como melhor jogador do mundo? Claro que sim, achamos nós do Toda Bahia. Jornais e até mesmo a Uefa já apontam 2017 como o ano em que o atacante brasileiro pode se tornar o maior craque do planeta.

Embaixador da China

maradona
Depois de transferências milionárias para fortalecer o futebol e da contratação de David Beckham para ser assessor técnico, a Federação Chinesa de Futebol anunciou um novo embaixador nesta quinta-feira (9): o ídolo argentino Diego Armando Maradona. “Obrigado senhora Tang Qinghui (sua empresária no país asiático) pela oportunidade que me dá de trabalhar na China. Estou extremamente agradecido”, escreveu o campeão da Copa do Mundo de 1986. A mensagem que está escrita em três línguas (espanhol, italiano e inglês) vem acompanhada de uma foto de Maradona segurando uma bandeira da China. Maradona não treinava, se drogava era “gordito” mas não amarelava. Como Messi.

10 de março de 2017, 11:07

Compartilhe: