sexta-feira, 29 de março de 2024

Cachaça com cerveja na Feira da Cidade – por Ernesto Falcón

Apesar de ser um produto genuinamente brasileiro e muito querida pelo País à fora, a cachaça recebe pouca atenção no Brasil. Assim como a produção de cervejas artesanais, a cachaça requer um sofisticado tratamento para que o resultado seja um produto de qualidade. Mas você deve estar se perguntando o que a cachaça tem a ver com cerveja?

É que neste fim de semana acontece em Salvador o “Cachaça? Com Cerveja!”. O evento integrará a Feira da Cidade na Ponta de Humaitá e foi criado para homenagear o Dia Nacional da cachaça que é tradicionalmente comemorado no dia 13 de setembro.

A ideia do evento que acontece simultaneamente em Belo Horizonte, capital da cachaça, é servir o coquetel “Cachaça Com Cerveja!”, composto de cachaça Ypióca 160, uma cachaça produzida com malte e envelhecida em barril de carvalho, cerveja Jambreiro Dark Strong Ale, suco de canberrie, canela, noz moscada e xarope de guaraná.

A Ypióca 160 foi lançada em 2006 em comemoração aos 160 anos da empresa. É a primeira cachaça do mundo composta com malte e envelhecida por 6 anos em barris de carvalho. A 160 é detentora de um prêmio especial da revista britânica the Spirits Business. Unica publicação internacional dedicada exclusivamente as novidades e principais tendências no setor global de destilados.

O cardápio do evento será composto por três coquetéis inspirados nos romances de Jorge Amado. O Dona Flor é elaborado com cachaça mineira envelhecida em barril de carvalho, a cerveja paranaense Perro Libre de estilo American Pale Ale, água de côco natural, hortelã, mel e finalizado com côco ralado in natura.

O segundo escolhido foi Gabriela, elaborado com cachaça mineira envelhecida em barril de carvalho, a cerveja paranaense Klein de estilo Weiss, suco de laranja, cravo da índia, canela, gengibre e mel.

E pra fechar a lista de Jorge vem Tieta, elaborado com cachaça mineira envelhecida em barril de carvalho, a cerveja catarinense Bierland de estilo American Red Ale, pimenta rosa, limão siciliano e mel. Um brinde à iniciativa e viva a nossa cachaça!

Ernesto Falcón é jornalista e escreve sobre cervejas especiais todos os sábados no Toda Bahia. E-mail: ernesto.falcon@todabahia.com.br

12 de setembro de 2015, 12:00

Compartilhe: