quinta-feira, 25 de abril de 2024

Aviso aos que vão chegar – por Gustavo Falcón

O País vive a última semana do mês de abril sob uma conjuntura no mínimo estranha. Uma presidente em visível caminho do afastamento constitucional acredita que um discurso anti-golpe fora de tempo pode mudar o seu destino. Um ex-presidente nomeado ministro da Casa Civil por um governo que acaba e cuja posse ainda será julgada pela Justiça face as circunstâncias que a cercam. E um vice-Presidente que acelera os entendimentos com partidos e ministeriáveis para preparar-se para a eventualidade plausível de governar o País por dois anos.

Quem sabe maio, com a sinalização do Senado para o afastamento possa retirar o Brasil das brumas da incerteza em que anda mergulhado e abrir caminho para as providências indispensáveis contra a crise que não reconhece legenda, ideologia, nome ou sobrenome de quem quer que seja.

Tais providências, quando efetivamente tomadas, vão ser avaliadas pela população que cansada do marasmo econômico e da efervescência política deseja medidas concretas para solucionar o desemprego, a inflação e, como dizem as pesquisas, o excesso de corrupção.

Decerto a Lava Jato vai levar ainda alguns peixes graúdos para Curitiba. Depois de lá, para o xadrez. E isso é muito importante para devolver ao País a confiança no processo democrático que foi enlameado pelo Petrolão. Mas o que o povo quer mesmo é o serviço público funcionando, as escolas públicas ensinando de verdade para permitir aos pobres é a perspectiva de ascensão, postos de saúde e hospitais funcionando de verdade na missão de curar e salvar vidas; e um governo que garanta um ambiente seguro para quem deseja trabalhar e crescer.

Estamos ainda muito longe disso tudo, mas o povo brasileiro não vai tolerar mais uma farsa na saída da crise. Jogou tudo na esquerda e se viu traído. Olha com desconfiança para as raposas que já já retornam ao galinheiro. Tomara que esse recado tenha de fato chegado ao ouvido dos políticos. Do contrário, o País sairá do impeachment para o pau.

Gustavo Falcón é jornalista, escritor, doutor em História Social pela UFBA e consultor de Programas de Governo. Ele escreve sobre Política às segundas-feiras no Toda Bahia. E-mail: gustavo.falcon@todabahia.com.br

25 de abril de 2016, 12:30

Compartilhe: